Análise dos instrumentos prudenciais, disciplinares e punitivos aplicados pelo Banco Central do Brasil no período de 2008 a 2017
DOI:
https://doi.org/10.54805/RCE.2527-1180.v3.n1.54Palavras-chave:
sistema financeiro nacional; instrumentos; regulação.Resumo
O sistema financeiro possui um papel relevante para o desenvolvimento de um país, ao desempenhar a função de intermediação financeira, o sistema de pagamentos da economia e a oferta de ativos para diferentes perfis de risco. A alavancagem aliada às diferentes maturidades entre ativos e passivos aumentam os riscos do sistema financeiro. Dentre esses está o sistêmico, no qual a quebra de um banco pode causar externalidades negativas sobre instituições semelhantes e a perda de confiança dos agentes. Para evitar, o Banco Central atua na regulação do Sistema Financeiro Nacional, utilizandoinstrumentos disciplinares e punitivoscontra instituições que descumprem suas recomendações. Logo, este trabalho analisa os históricos das penalidades aplicadas e das decisões proferidas, as instituições mais punidas e os tipos de processos que mais ensejaram a aplicação de multas e o seu valor, de 2008 a 2017. Observou-se que as cooperativas foram as instituições que mais receberam advertências e inabilitações e que as multas tiveram, nos últimos anos, aplicação crescente, sendo as pessoas físicas as mais penalizadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.